A Stripe é uma empresa de tecnologia sediada em São Francisco, Califórnia. Seu software permite que indivíduos e empresas façam e recebam pagamentos pela Internet. E na semana passada anunciou que seu quinto hub de engenharia será 100% remoto!
A empresa entendeu que contratar 100 engenheiros remotos faz mais sentido do que contratar 100 engenheiros em um só lugar. Os gastos com mudanças e realocação de pessoal certamente tiveram um peso nessa decisão, não só isso. A Stripe prefere contratar os 100 melhores profissionais disponíveis, independentemente de onde eles estejam no mundo. Os centros tecnológicos da empresa atualmente ficam em São Francisco, Seattle, Dublin e Singapura.
A Stripe já conta com centenas de funcionários remotos desde o início da operação. Eles geralmente estavam alocados em equipes que tinham base em um dos hubs físicos, mas a base do colaboradores sempre esteve nos escritórios.
Mas no post do blog em que conta a novidade, a Stripe diz que a empresa aprendeu muitas coisas nos últimos anos, inclusive que algumas ferramentas não têm mais o mesmo valor como antigamente.
Por exemplo, houve um tempo em que escrever em um quadro branco tinha uma função colaborativa muito mais do que enviar um documento do Word por email. Felizmente, muitos aplicativos disponíveis hoje fornecem uma colaboração síncrona de alta largura de banda no trabalho criativo. A experiência de usá-los é tão boa que só percebemos que eles existem quando algo fica fora do ar.
E agora vem a parte mais legal do comunicado! A empresa não tinha em mente ter foco do trabalho remoto, mas os funcionários remotos que já atuavam na empresa foram tão bons e superaram todas as expectativas, que a Stripe achou que valia a pena começar a contratar exclusivamente funcionários remotos!
Eles já sinalizaram que pretendem aumentar as contratações remotas de forma bem agressiva. Devem ser pelo menos 100 engenheiros apenas em 2019. E também pretendem acompanhar a experiência dos funcionários remotos através de uma pesquisa semestral, que já é feita na empresa. Atualmente, 73% dos engenheiros da Stripe acreditam que fazemos um bom trabalho na integração de funcionários remotos.
Essa é a grande tendência. Empresas que começam timidamente a experimentar um trabalho flexível, mesclando dias de trabalho presencial com outros dia de home office, até chegar no momento em que faz muito sentido montar um time completamente remoto. Devemos ver mais e mais empresas fazendo esse tipo de movimento nos próximos anos.
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.