Comida grátis no trabalho pode ajudar os colaboradores a terem menos fome no fim do dia, mas será que essa vantagem vai segurar seus melhores talentos? Provavelmente não, é o que diz uma pesquisa feita pela The Execu Search Group, uma empresa de recrutamento.
A tendência de oferecer lanches gratuitos aos trabalhadores começou com grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício – como Facebook e Google – se espalhou para empregadores dos Estados Unidos e já chegou no Brasil. Segundo uma pesquisa da Society for Human Resource Management, 32% das empresas norte americanas oferecem lanchinhos grátis para os funcionários.
Essa ideia de oferecer comidinhas e até cerveja parece uma boa maneira de atrair e reter os melhores talentos, mas isso não é verdade, de acordo com o relatório divulgado. Os millennials estão em busca de algo a mais.
Em vez de oferecer pequenos benefícios como lanches, o relatório diz que, se uma empresa quiser reter talentos, ela deve oferecer benefícios que permitam maior flexibilidade de trabalho, mais tempo de férias, treinamento e desenvolvimento e oportunidades para fazer a diferença. Em particular, os empregadores devem considerar a instituição de benefícios como um horário de trabalho flexível.
De acordo com o relatório, essa é a palavra-chave: FLEXIBILIDADE. A flexibilidade de trabalhar em casa quando precisam ou querem.
Millennials, especialmente, quer a opção de trabalharem quando e onde quiserem. Embora possa haver uma preocupação inicial de que permitir que os funcionários trabalhem em casa significa que eles não serão tão produtivos, esse não é o caso. Os millennials são muito conectados aos seus dispositivos e normalmente respondem mesmo após o término do horário de trabalho.
Embora possa parecer um passo difícil para empresas mais antigas, aquelas com mais visão de mercado já estão começando a oferecer esse tipo de benefício e ajustando seus modelos de trabalho.
Em um mercado de trabalho competitivo, os benefícios são um fator-chave para recrutar e reter uma força de trabalho sólida. Se uma empresa não oferece benefícios sólidos, isso pode significar a diferença entre aceitar um emprego e procurar outro lugar.
Se você investe em ferramentas para encontrar os melhores talentos do mercado, também deve investir em ações que façam esse time ficar e ser fiel à sua empresa!
*Com informações de Benefit News
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.