Servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão se voluntariar para trabalhar diretamente de casa, ao estilo home office. De acordo com medida publicada no Diário Oficial da União, os serviços habilitados para o novo modelo são: análise de requerimentos de salário-maternidade e aposentadoria por idade, além da verificação de benefícios com indícios de irregularidade.
Chamo atenção para um detalhe: quem fizer home office vai precisar produzir 30% a mais.
Essa é uma prática comum das entidades públicas, como o home office do Banco do Brasil, implementado ainda em 2015. (Leia a notícia completa aqui).
Na época, os funcionários do Banco do Brasil tinha metas 15% maiores se estivessem trabalhando em casa. Hoje, 4 anos depois, os funcionários do INSS podem trabalhar de casa, mas precisam produzir 30% a mais!
Além disso, o funcionário será responsável por toda estrutura tecnológica e despesas decorrentes do home office, como o custo de internet. Também não terá direito a auxílio-transporte ou adicional de insalubridade, por exemplo.
De acordo com o material divulgado pelo próprio INSS, a implantação do teletrabalho (o popular home office) no INSS faz parte de um esforço para reter nos quadros da autarquia servidores experientes que já estão em condições de se aposentar. O teletrabalho tem como objetivo atenuar o problema de pessoal em 2019, já que o INSS tem um quadro limitado de servidores para atender as demandas dos segurados.
Parece que o pessoal andou lendo que apostar do home office faz bem para retenção de equipe, só esqueceu de conferir que os benefícios precisam fazer sentido para as duas partes: empregados e empregadores.
Enquanto o INSS economiza em estrutura física e retém funcionários, os colaboradores vão ter mais gasto em casa, nenhum auxílio financeiro, perder benefícios e ainda por cima produzir 30% a mais.
Será mesmo que tá valendo a pena esse modelo?
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.
Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram
Compre nossos produtos na Lojinha