A oferta de trabalho remoto pode ter implicações enormes no recrutamento e na retenção. Mas também pode derrubar o desempenho de seus funcionários, se você não souber como gerenciar sua equipe. Isso porque a solidão e o isolamento são problemas sérios nesse modelo.
Em 1973, o engenheiro e físico Jack Nilles estava projetando veículos espaciais e sistemas de comunicação para a NASA e a Força Aérea dos EUA. Por necessidade, Nilles desenvolveu uma estratégia para economizar tempo locomoção, trabalhando fora do escritório. Desde então, essa ideia de usar a tecnologia para realizar trabalhos fora do escritório evoluiu para o que chamamos hoje de trabalho remoto.
O isolamento é um aspecto do trabalho remoto que pode ter um impacto negativo no desempenho do colaborador, embora alguns possam argumentar que ficar sozinho é justamente a vantagem de trabalhar remotamente – ser capaz de se isolar para obter o foco máximo. Isso realmente muda de acordo com cada pessoa.
Por isso sempre lembramos que, apesar de trazer benefícios para empresas e funcionários, o home office não é para todos e nem o tempo todo.
Os gerentes precisam entender que as expectativas dos trabalhadores remotos são diferentes das expectativas de quem ainda está no escritório, especialmente se eles estão se sentindo isolados. E o mais importante: gerentes não podem gerenciar a força de trabalho remota moderna usando uma abordagem de gerenciamento tradicional. Provavelmente não vai funcionar!
Por isso confira agora três maneiras de combater o isolamento e aumentar o envolvimento: (pode parecer óbvio, mas muitas vezes são esquecidas)
1 – Combata as percepções negativas dos trabalhadores remotos
Um erro de percepção negativa dos trabalhadores remotos é que eles são menos produtivos e colaborativos que os funcionários do escritório.
Em 2009, a IBM informou que 40% de sua força de trabalho (386.000 funcionários em 173 países) trabalhavam remotamente. Em 2017, a empresa pediu a milhares desses funcionários que retornassem ao escritório. Os líderes da IBM decidiram os funcionários precisavam estar no mesmo prédio para trazer do volta a inovação. Aparentemente, isso fazia sentido – trazer todos de volta ao escritório melhoraria a colaboração e eliminaria sentimentos de isolamento. Mas essa noção não se mostrou verdadeira e não melhorou a posição da empresa. Atualmente as ações da IBM estão mais baixas do que em 2017.
Para envolver seus funcionários remotos, os melhores gerentes são ótimos em criar conversas significativas e usar a tecnologia para recriar a cultura do escritório.
2 – Conheça seu time
Para combater o potencial impacto do isolamento, os gerentes precisam conhecer seus jogadores!
O desempenho do trabalhador remoto já foi muito estudado, principalmente no que se refere ao volume de trabalho que esses funcionários produzem. Nos últimos anos, os pesquisadores também começaram a estudar isolamento, solidão e esgotamento entre trabalhadores remotos.
Por exemplo, um estudo de 2019 de uma organização de atendimento ao cliente mostrou que o isolamento no local de trabalho pode ajudar a melhorar o desempenho entre grupos específicos de funcionários, dadas as demandas de seu trabalho. E indicou que os gerentes podem nem perceber como o isolamento pode estar ajudando ou prejudicando o desempenho de seus funcionários.
Os gerentes precisam dedicar um tempo para realmente entenderem seus funcionários remotos. Considerar suas contribuições únicas e observar como eles preferem se comunicar. Para descobrir como eles pensam e respondem a tipos específicos de situações no local de trabalho.
3 – Antecipe tendências
Bons gerentes podem criar uma cultura de trabalho que permita que os funcionários remotos façam o que fazem melhor todos os dias. E, o mais importante, os gerentes precisam descobrir as necessidades específicas e individualizadas dos membros da equipe que trabalham remotamente. Um entendimento básico dos pontos fortes de seus funcionários pode levar a uma abordagem eficaz e focada nas pessoas.
Quando as necessidades básicas dos trabalhadores remotos são atendidas, conversas informais entre gerentes e funcionários podem levar a discussões inovadoras significativas sobre como a equipe e a organização podem prosperar no futuro.
Os gerentes que aplicam essas três estratégias citadas acimas – e reforçam seu apoio mesmo remotamente – perceberão que o isolamento na verdade é um ponto positivo que deve ser aproveitado para que sua equipe fique focada em projetos mais complexos e desafiadores.
*Com informações de Gallup
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.