A Locaweb adotou um modelo totalmente remoto neste primeiro momento, deixando no escritório apenas o realmente necessário (manutenção e segurança de data centers etc.). E pretende no futuro adotar o modelo híbrido. O escritório foi reformado neste ano, modernizando o espaço e já prevendo o sistema híbrido, em que os funcionários que forem para o campus agendem o seu espaço em um sistema interno da companhia. Conversamos com a Diretora de Gente & Gestão do Grupo Locaweb, Simony Morais, e ela contou detalhes da adoção e implementação do modelos. Confira a entrevista:
Como funciona a política de home office na Locaweb e desde quando ela foi implementada?
R: Na Locaweb contamos com uma política de home office desde 2019, que era opcional, ficando a critério do funcionário e seu respectivo gestor a adesão e que abrangia um percentual pequeno de profissionais, permitindo o trabalho remoto uma vez por semana. Em 2020, quando foi decretado a pandemia no país, expandimos a política para todos os profissionais que permitissem tal modalidade de trabalho, abrangendo 97% da nossa população. No escritório ficaram apenas os times de Data Center e Hardware, pois precisam realizar as atividades in loco.
Como adaptação geral, passamos a medir indicadores à distância, intensificamos pesquisas, mantivemos como prioridade um bom atendimento ao cliente e a integração entre áreas. Nossos projetos e ações presenciais foram adaptados para o online, fazendo com que nossa cultura e valores continuassem a ser disseminados independentemente do formato de trabalho.
Quais foram as principais motivações para implementar o home office? Já havia algum movimento nesse sentido antes da pandemia?
R: A política foi criada em 2019 com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários e como um benefício adicional no pacote oferecido aos Locawebers. O home office permite que as pessoas consigam aproveitar melhor o tempo antes gasto no transporte com outras atividades. Com a pandemia, se tornou a forma mais segura de trabalho e por isso adotamos para a maior quantidade possível de funcionários, mesmo não sendo obrigatório para o setor da Locaweb.
E quais foram os principais desafios na implementação do modelo?R: No lançamento da política de home office tínhamos como principal desafio o aculturamento das equipes para que trabalhassem de forma híbrida, considerando as pessoas que estavam no escritório e as que estavam remotamente, organizando as reuniões para quando a equipe estivesse reunida e alguns outros ajustes. Com a adesão massiva ao trabalho remoto em 2020, tivemos como principal desafio a mudança no formato de gestão. Para muitos gestores, essa foi a primeira vez que tiveram equipes remotas e houve muitas dúvidas sobre como acompanhar e gerenciar a produtividade a distância, além de como criar e manter conexão nesse novo cenário.
Como foi a produtividade da equipe? E a aceitação do modelo pela equipe?R: Tivemos um momento de adaptação, que exigiu bastante dedicação, acompanhamento e adaptabilidade de toda a empresa. Para este momento, criamos cartilhas, realizamos rodas de conversa e investimos em novos canais de comunicação para trabalhar a aceitação do modelo pela equipe, além de oferecer suporte aos gestores para que conseguissem manter a produtividade dos times.
Após esse período de adaptação, vimos na prática que é possível manter a qualidade, sinergia e agilidade independente do modelo de trabalho. Todos aceitaram muito bem e muitos querem esse novo modelo para sempre.
A Locaweb realizou atividades de integração, mesmo remotamente?
R: A Locaweb sempre teve uma cultura de muita proximidade e descontração e isso não podia ser perdido no modelo de trabalho online. Por isso, adaptamos muitas das nossas ações internas para o modelo virtual, permitindo inclusive a integração com os times de outras unidades de negócio, que ficam em outras cidades do Brasil. Quanto RH mudamos o formato da integração para o online entre funcionário e RH, funcionário e pares, gestores. Também investimos em atividades que promovessem mais sinergia e integração com os funcionários que não estão em SP, com lives, rodas de conversa e happy hours das áreas.
Você recomendaria esse caminho (de possibilitar home office) para outros gestores?R: Com certeza. Nós tivemos muitos ganhos com a adoção do home office e agora é um caminho sem volta. É um modelo que traz muito mais comodidade para as nossas pessoas, que vimos funcionar bem com os recursos certos e que trouxe muito aprendizado.
Novos modelos
E como vai ser o modelo híbrido? Vocês já têm uma política definida?
R: O trabalho híbrido será uma realidade na Locaweb. Já definimos novas modalidades de trabalho pensando no novo normal: full remoto, trabalho híbrido e o 100% presencial. O período de pandemia nos mostrou que quase todos os times podem trabalhar de qualquer local com produtividade excelente e que para muitos funcionários existe um ganho de engajamento e qualidade de vida, então não faz sentido retornarmos aos velhos modelos, precisamos levar os aprendizados para esse novo momento que viveremos.
E como foi planejado o escritório pensando nesse modelo híbrido? Os espaços são diferentes?R: Aproveitamos o escritório vazio para adaptar os nossos ambientes para esse futuro do trabalho. Criamos um ambiente inovador, com espaços compartilhados que realmente incentivam o trabalho em equipe e em que todo o Grupo Locaweb possa conviver de forma harmônica e colaborativa – seja no dia a dia ou em momentos específicos, e que seja a nossa cara – que incentive a descontração e o melhor de nós. Com isso, esperamos que cada Locaweber tenha mais inspiração, interação e seja ainda mais criativo e produtivo. Temos agora mais espaços compartilhados e estações de trabalho sem dono fixo, possibilitando que cada pessoa faça mais escolhas e aproveite melhor o seu potencial. Os lugares móveis e espaços colaborativos vêm para incentivar a junção de inteligências, ideias e assim, trazer mais resultados e sair um pouco da rotina. Além disso, trocamos a iluminação por versões mais sustentáveis, tudo para que o escritório reflita a transformação pela qual a Locaweb passou desde o IPO.
Qual é a expectativa pela implementação do modelo híbrido?
R: Quando tomarmos a decisão de voltar para o escritório, já voltaremos nesse novo modelo, que acreditamos ser o ideal para nossa nova realidade e permite que tenhamos pessoas de todo o país trabalhando juntas para fazer os negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia.
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Compre o Curso Básico do Home Office agora mesmo
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter