Muitas pesquisas apontam que os trabalhadores mais jovens não abrem mão de benefícios como flexibilidade e home office, mas será que são só os jovens?
Não mesmo. Os trabalhadores mais velhos também querem! Flexibilidade para todos. 77% dos millennials dizem que o horário flexível de trabalho proporciona mais produtividade. Mas isso não é exclusividade: embora os millennials desejem ter controle sobre horários e programações, um relatório da PricewaterhouseCoopers concluiu: “o mesmo fazem os não-millennials, em números iguais”.
Um levantamento do Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas relata dados de mais de 2 mil pessoas entre 50 e 70 anos sobre o que elas querem do trabalho. Especificamente, os pesquisadores analisaram o que poderia manter esse pessoal trabalhando por mais tempo.
Desejo número 1
O desejo número 1 dos profissionais mais velhos: flexibilidade. 30% das pessoas continuariam trabalhando após os 70 anos se pudessem ter horários flexíveis, estimam os pesquisadores. Sem flexibilidade, esse número cai pela metade: apenas 17% dizem que trabalhariam além dos 70.
30% das pessoas continuariam trabalhando após os 70 anos se pudessem ter horários flexíveis
O motivo não é meramente a liberdade. Eles disseram ter preocupações de que a saúde os impeça de trabalhar à medida que envelhecem, portanto precisam ter liberdade para agendar consultas médicas.
Mesmo que os trabalhadores mais jovens e mais velhos desejem as mesmas coisas, o que os mais velhos querem pode ter mais importância, porque geralmente têm mais experiência e influência social.
Entre os 72% dos trabalhadores mais velhos que disseram que planejavam continuar trabalhando após a idade da aposentadoria, a maior parte (29%) disse que queria continuar “por diversão”.
Alguns outros benefícios também parecem bastante atraentes para quem já está há bastante tempo no mercado de trabalho, como aumentos de 20%, deslocamentos mais curtos, menos exigências físicas e oportunidades de networking no trabalho. Mas nenhum deles é tão atraente quanto a flexibilidade.
Por que a flexibilidade é tão poderosa?
Por que a flexibilidade é tão poderosa? Estamos falando de autonomia. A flexibilidade oferece aos funcionários um poder de controle sobre o tempo. Curiosamente, apenas um terço dos trabalhadores em período integral pesquisados disseram que os empregos atuais permitiam flexibilidade.
Talvez se os empregadores estivessem dispostos a oferecer mais flexibilidade, mais pessoas continuariam trabalhando. Por isso não é surpreendente que os empregadores que descobriram como atender às necessidades dos trabalhadores mais velhos tenham relatado uma surpresa agradável: a flexibilidade que eles proporcionaram é muito popular entre os trabalhadores de todas as idades.
*Com informações de MoneyWeb
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.