Eu sei que é clichê. Mas assim caminha a humanidade e todo início de ano é hora de estipular metas. No home office não é diferente: acordar mais cedo, ser mais produtivo no trabalho e desconectar nas horas de folga são algumas das promessas comuns de ano novo no lar doce lar do trabalho.
Motivada pelo fracasso com as metas nos anos anteriores espírito de renovação, resolvi me abastecer de argumentos e crenças que me mantivessem firme em meus propósitos em 2016 e encarei já nos primeiros dias do ano a leitura de “O Poder do Hábito – Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”.
O título lembra um pouco o péssimo O Poder do Subconsciente, best-seller febre nos anos 90, mas o livro segue uma linha bem distinta. Ao invés de inventar fórmulas mágicas, o autor Charles Duhigg se vale de vários estudos da neurociência para explicar como o nosso cérebro age e o que existe por trás dos nossos hábitos. Todos os capítulos giram em torno do argumento de que hábitos podem ser mudados se entendermos como eles funcionam.
A todo momento são apresentados fatos e estatísticas surpreendentes, como a que aponta que 40% das ações que realizamos todos os dias não são decisões propriamente, mas apenas hábitos. E quanto mais hábitos adquirimos para coisas banais (como andar e escolher o que comer) mais livres deixamos nosso cérebro para focar em projetos importantes.
Mesmo que você não tenha nenhuma meta pessoal para o ano novo, a leitura ainda é válida uma vez que traz cases de empresas e instituições que se valeram do estudo dos hábitos para descobrir o que o consumidor quer – como é o caso da Target – ou mesmo para melhorar o sistema de atendimento – como fez a Starbucks.
Interromper o trabalho toda hora para verificar redes sociais ou seguir uma rotina focado e sem distrações. Comer vários doces de uma vez ou correr diariamente 5 km. Tais ações representam exatamente a mesma coisa, uma vez que são apenas padrões que se tornam automáticos e por isso viram hábitos. Quando você entende como a engrenagem funciona fica bem mais fácil optar por um ou por outro.
Vai lá:
O Poder do Hábito – Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva
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