Hoje, o trabalho é visto muito mais do que apenas um meio de ter um salário no fim do mês. Mais da metade da geração do milênio diz que aceitaria ganhar menos para encontrar um trabalho que corresponda aos seus valores, de acordo com uma pesquisa da Net Impact.
Não é raro encontrarmos profissionais e empresas reclamando dessa geração e ressaltando todas as dificuldades de trabalhar com o pessoal mais jovem. Mas a verdade é que podemos aprender muitas coisas com eles!
Mas quem são os millennials?
A geração do milênio é composta pelos nascidos depois de 1980. Esse grupo de pessoas, que agora estão predominando nos locais de trabalho, tem um conjunto diferente de valores de local de trabalho que a geração anterior.
À medida que os millennials assumem mais responsabilidade no local de trabalho e assumem papéis de autoridade, fica claro que não são as promoções que movem esse pessoal e sim valores morais e aspirações por uma mudança completa.
O dinheiro não é mais o motivador que já foi. Como resultado, os jovens funcionários estão dando valor para vantagens como benefícios de estilo de vida, saúde e felicidade no local de trabalho como principais impulsionadores para a construção de um relacionamento de longo prazo com um empregador.
Essa maneira de trabalhar gera muitas lições para empresas que ainda não repensaram sua estrutura de trabalho.
Ética acima de tudo
Segundo pesquisa realizada pela Global Tolerance, 42% dos millennials querem trabalhar em organizações que fazem diferença positiva no mundo. Além disso, 94% querem usar suas habilidades para o bem.
Com a consciência social em ascensão, ter valores éticos ruins afetará não apenas negativamente a imagem de marca de sua empresa, mas seus funcionários provavelmente também tendem a procurar outro trabalho.
Comunidade é importante
Os locais de trabalho modernos estão agora mais focados em saúde e felicidade do que nunca. Com o aumento de políticas de trabalho flexível, é importante que os funcionários mais jovens permaneçam conectados ao local de trabalho. Isso quer dizer que é preciso criar maneiras de fortalecer sua cultura corporativa, mesmo tendo um time que não se encontra todos os dias.
Millennials são o futuro
As necessidades dos funcionários millennials estão obrigando as empresas a se reinventarem enquanto espaço de trabalho. E considerando que até 2025 75% da população trabalhadora será composta pelos jovens nascidos depois dos anos 80, já passou da hora das empresas olharem para isso e mudarem seu modo de operar.
O trabalho remoto, a necessidade de valores, a administração ambiental e a comunidade no local de trabalho são apenas alguns dos principais fatores que fortalecem a lealdade, o aumento da produtividade e a auto-estima dos funcionários. Sem mencionar que tudo isso é bom para sua marca.
Se você quiser caminhar para o futuro, inove o modo como está trabalhando para poder manter os millennials por perto.
*Com informações de Turbine
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.