A pesquisa State of Remote Work 2023 mostra como os trabalhadores remotos de todo o mundo se sentem em relação ao trabalho remoto, os benefícios e as dificuldades que o acompanham e como é ser um trabalhador remoto em 2023.
O relatório State of Remote Work de 2023 destaca as experiências de 3.000 trabalhadores remotos de todo o mundo. Os entrevistados incluem aqueles que trabalham remotamente o tempo todo ou parte do tempo, bem como funcionários, consultores independentes e proprietários de empresas. Os insights compartilhados são sobre:
- Como o trabalho remoto se sente e é percebido
- As estruturas de trabalho dos trabalhadores remotos e suas organizações
- Principais benefícios e dificuldades de trabalhar remotamente
- Salário do trabalhador remoto e crescimento na carreira
No relatório deste ano, pouco mais da metade (53%) são funcionários, enquanto 43% são consultores independentes ou freelancers e quatro por cento representam empresários com pelo menos um funcionário. Temos uma ampla gama de identidade e experiência nos entrevistados: 38% se identificam como mulheres, 61% como homens e 1% como não binários. Além disso, 18% se identificam como hispânicos/latinos/de origem espanhola, 16% como negros ou afro-americanos e 14% como asiáticos. Um pequeno número (12 por cento) preferiu não revelar sua identidade racial.
A pesquisa é patrocinada pelas empresas Buffer, Remote OK e Nomad List.
Resultados do State of Remote Work 2023
O trabalho remoto continua a ser percebido como muito positivo. 98% por cento dos entrevistados gostariam de trabalhar remotamente, pelo menos parte do tempo, pelo resto de suas carreiras, um pouco acima dos 97% em 2022. Outros 98% recomendariam o trabalho remoto a outras pessoas, o que também é um aumentou de 97% em 2022. No geral, 91% dos entrevistados relatam ter uma experiência positiva com o trabalho remoto. Apenas 1% disse que sua experiência de trabalho remoto foi negativa e os 8% restantes foram neutros.
A flexibilidade continua sendo o principal benefício do trabalho remoto. Conforme os entrevistados, 22% dizem que o maior benefício do trabalho remoto é a flexibilidade na forma como gastam seu tempo, para 19% é a flexibilidade de onde escolhem morar e para 13% é a flexibilidade de escolher o local de trabalho.
Um em cada três trabalhadores remotos relata na State of Remote Work 2023 que sua maior dificuldade é que eles ficam em casa com muita frequência porque não têm um motivo para sair. A próxima luta mais selecionada para trabalhadores remotos foi a solidão, com 23% dos trabalhadores remotos selecionando-a. Essas duas dificuldades andam de mãos dadas e mostram como a realidade do trabalho remoto pode ser muito desafiadora.
Enquanto 71% dos entrevistados dizem que é muito importante definir limites de trabalho, os trabalhadores remotos são apenas moderadamente bem-sucedidos. 81% dos trabalhadores remotos afirmam verificar e-mails de trabalho fora do horário de trabalho, incluindo 63% que o fazem nos fins de semana e 34% durante as férias. Outros 48% dizem que frequentemente trabalham fora do horário de trabalho tradicional, e 44% dos trabalhadores remotos dizem que trabalharam mais este ano em comparação com o ano passado. Por fim, 22% relatam que não conseguir desconectar é seu maior desafio com o trabalho remoto.
Quando se trata de se sentir conectado no trabalho, 75% dos trabalhadores remotos se sentem conectados com seus colegas, embora a maioria trabalhe em fusos horários diferentes.
Metade dos trabalhadores remotos relata sentir-se mais energizado (48%) do que no ano passado, em comparação com 21% que relatam sentir-se esgotados. Da mesma forma, 58% relatam sentir-se engajados com o trabalho, em comparação com 30% que não estão engajados.
Os trabalhadores remotos estão divididos sobre o impacto que o trabalho remoto tem no crescimento de suas carreiras. 36% dos trabalhadores remotos disseram que o crescimento na carreira é mais fácil como resultado do trabalho remoto, o que é 14% maior do que a resposta do ano passado para a mesma pergunta. Por outro lado, 28% dos trabalhadores remotos disseram que o crescimento na carreira é mais difícil para eles. Isso está abaixo dos 45% do ano passado. Os 36% finais disseram que o trabalho remoto não tem impacto no crescimento de suas carreiras.
Um em cada três trabalhadores remotos está procurando ativamente por um novo emprego e, desses, 76% relatam que é importante que seu trabalho possa ser feito remotamente.
Se quiser conferir mais detalhes da pesquisa State of Remote Work 2023, é só clicar no link.