Dos escritórios para cafeterias, coworkings ou até mesmo no home office, o número crescente de trabalhadores remotos está mudando silenciosamente a maneira como trabalhamos e vivemos. Desde que a Internet começou a ficar mais rápida e estável, esse número aumenta ano a ano (como podemos observar no gráfico abaixo).
As mudanças que o modelo flexível introduziu ocorreram de forma tão gradual que você talvez não tenha notado. Mas isso está mudando o modo como trabalhamos, as ferramentas que usamos para trabalhar, como nos comunicamos no trabalho e até as horas em que trabalhamos. Também podemos relacionar com a mudanças de população das grandes cidades para áreas menos.
O que antes era uma raridade entre um conjunto seleto de profissionais está rapidamente se tornando uma característica definidora do futuro do trabalho.
Sim, é verdade que o home office tem alguns problemas. Algumas pessoas não gostam de trabalhar no mesmo local em que vivem e acreditam que pode ser uma tarefa mais difícil criar e manter uma cultura da empresa sem que as pessoas estejam na mesma sala. Além disso, quando as pessoas estão sempre conectadas por meio da tecnologia, pode ser difícil parar de trabalhar.
Hoje o trabalho remoto passou a significar um espectro de algo que fica entre o sempre no escritório e sempre remoto. A constante é que existe possibilidade de escolha.
Mas, embora o trabalho remoto esteja se tornando cada vez mais comum, ainda é restrito para quem possui uma certa estrutura. Primeiro, estar fora do escritório requer conexões de Internet domésticas confiáveis e seguras. Muitas cidades do interior ainda não conseguem oferecer esse suporte, portanto o trabalho remoto é restrito a áreas com acesso a essa tecnologia.
Os avanços tecnológicos permitiram o trabalho remoto, mas agora as demandas dos trabalhadores remotos estão levando a tecnologia adiante. Novos softwares de comunicação no local de trabalho são lançados, para oferecer a melhor e mais moderna solução para esse novo formato de trabalho.
Quando o assunto é imóvel, as mudanças já estão acontecendo em passos largos. O trabalho remoto está afetando profundamente o design dos escritórios físicos que vai além de apenas um melhor wifi e mais tomadas. É nesse contexto que os coworking ganham espaço, oferecendo uma estrutura de escritório, sem que os funcionários precisem estar presentes todos os dias.
E o futuro?
O que hoje é visto como um incentivo ou uma regalia logo se tornará uma necessidade, especialmente porque a geração atual tem a tendência a igualar seu desejo de viajar com a necessidade de ganhar dinheiro.
Se o trabalho remoto for o produto da demanda por um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o futuro poderá se inclinar a favor do lado da vida dessa equação.
E você, está preparado para o futuro?
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.