Você provavelmente já usa uma série de estratégias eficazes para conseguir fazer tudo o que precisa. Talvez você trabalhe em períodos curtos. Talvez você use um cronômetro. Talvez você fique fora das mídias sociais até completar suas tarefas do dia. Talvez você verifique o e-mail em horários específicos do dia, já que deixar aberto o tempo todo prejudica muito o foco.
Deixa seu telefone em uma gaveta. Delega. Realiza tarefas em lote, mantém uma agenda organizada, bebe água para ficar hidratado e anota tudo. Você sabe dizer não – e faz isso com frequência.
Todas essas são estratégias importantes, mas existem uma outra, que costumamos esquecer.
Produtividade no autoconhecimento
A escritora Paula Rizzo, enquanto estava trabalhando em casa em seu primeiro livro, Listful Thinking, achou difícil escrever em um ambiente tão calmo. Rizzo, que era produtora de televisão, estava acostumada a trabalhar em uma redação movimentada e barulhenta. Ela percebeu que precisava replicar essa atmosfera para ser mais produtiva. Então, começou a trabalhar com a TV ligada e, em alguns dias, trabalhou em uma cafeteria barulhenta.
Resumindo, prestar atenção nas preferências ajudou a escritora a realizar melhor o trabalho. E acontece o mesmo com a gente!
Nosso ambiente desempenha um papel significativo no desempenho (bom ou ruim) da nossa produtividade. Algumas pessoas precisam de músicas tranquilas ou relaxantes para se concentrar. Outros são mais específicos sobre o tipo de ruído de fundo que consideram útil. Alguns funcionam melhor em um espaço escuro e sem janelas, já outros, no entanto, precisam da luz do sol entrando pela sala. Alguns acham que trabalhar em um escritório aberto é inspirador. Outros acham frustrante.
Ou seja, o segredo é prestar atenção e conhecer a si mesmo para entender o que cria um ambiente de trabalho ideal para você.
o segredo é prestar atenção e conhecer a si mesmo para entender o que cria um ambiente de trabalho ideal para você.
Como você organiza seu trabalho?
Reflita sobre como você organizou seu espaço e tempo de trabalho. O que você vê, ouve, cheira e toca? Está sendo honesto com suas preferências pessoais? Pense se você se sentiria melhor com algumas pequenas alterações.
Talvez você não possa acender uma vela em sua mesa, mas você pode manter uma pequena planta ou flores. Talvez você esteja preso a um espaço de escritório aberto, mas pode usar fones de ouvido e ouvir sua música favorita. Se você não puder trabalhar em uma cafeteria todos os dias, pode ouvir um site que imita o barulho do ambiente.
E, é claro, não se trata apenas de ser produtivo e fazer as coisas. Trata-se de ter um espaço agradável, confortável e inspirador para trabalhar. Afinal, passamos muitas horas trabalhando (seja dentro de um prédio ou dentro de nossa casa).
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.