Qual é o melhor dia para trabalhar em casa? “Todos os dias”, muitas pessoas diriam. Se isso for impossível, que tal pensar em prolongar o fim de semana com uma opção de sexta ou segunda-feira para trabalhar em casa?
Mas se você quiser negociar com seus superiores um dia para trabalhar remotamente e começar a implementar essa dinâmica na empresa, talvez a melhor opção seja quarta-feira.
Quem pesquisou e escreveu sobre isso foi uma executiva americana chamada Shari Buck, fundadora de uma empresa chamada Doximity. Segundo ela, a quarta-feira dá aos funcionários a flexibilidade de ficar em casa junto com a responsabilidade de saber que a semana de trabalho ainda não terminou.
Ela explica que dessa forma, a semana fica quebrada de uma forma simétrica. Dois dias no escritório, um trabalhando remotamente e depois mais dois dias no escritório. Com isso, é possível criar um fluxo consistente, que equilibra reuniões de planejamento no início da semana, um dia produtivo trabalhando em casa e outros dois dias também produtivos no fim da semana.
Em outras palavras, escolher a quarta-feira é uma situação vantajosa para empresa e funcionários. Ela oferece a recompensa de um dia de trabalho em casa sem distrações no escritório e, ao mesmo tempo, comunica ao seu chefe que você está envolvido com seu trabalho.
As quartas-feiras remotas aumentaram o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de todos os funcionários da empresa, ao mesmo tempo em que eles mantiveram os negócios produtivos e em um caminho de crescimento positivo.
Outro ponto bem importante é conseguir reduzir pelo menos um dia o tempo gasto em deslocamento. Um dia pode não parecer muito, mas cada minuto conta quando se trata de sua satisfação no trabalho. Um estudo descobriu que um aumento de 20 minutos no tempo de ida e volta de um trabalhador parecia um corte de 19% nos salários dos funcionários.
Que tal trabalhar em casa na próxima quarta-feira?