Com o aumento do trabalho remoto, aumentam também as expectativas de qualidade desse tipo de experiência. O número de pessoas que trabalham remotamente aumenta ano a ano desde 2005. Os funcionários remotos não apenas ampliam o potencial de possíveis candidatos, mas algumas empresas estão até achando que esses funcionários são mais produtivos do que os contratados no escritório.
Considerando que muitas vezes você não consegue encontrar alguém para preencher sua vaga localmente, o acesso a candidatos fora das limitações geográficas é extremamente necessário. Em outras palavras, oferecer opções de trabalho remoto pode ser tanto um diferencial para os empregadores quanto uma nova maneira de encontrar talentos pelo mundo.
Embora existam muitas razões para abraças o trabalho remoto agora mesmo, sua empresa está realmente pronta para isso? Se você está pensando em fazer essa transição, vamos listar aqui algumas coisas que precisam estar alinhadas para que tudo transcorra bem.
1 – Cultura
Começar a ter essa cultura é fundamental. Se um dia de home office é visto com maus olhos, sua empresa ainda precisa evoluir bastante. Para contratar novos funcionários remotamente, as empresas devem observar como recompensam ou punem o trabalho remoto da equipe atual. Para começar, faça testes, deixando parte da equipe trabalhar em casa um ou dois dias na semana e depois avalie os resultados
2 – Suporte Técnico
Toda a comunicação que acontece no escritório deve ser replicada no ambiente remoto. Portanto, isso significa garantir que os sistemas de videoconferência e os canais de bate-papo social estejam disponíveis para as equipes. Sua equipe de tecnologia deve trabalhar para que tudo funcione da melhor maneira possível.
3 – Fusos horários
Quando as empresas oferecem trabalho remoto, elas abrem o acesso ao talento em todo o mundo. É preciso lembrar que isso também significa que nem todos os membros da equipe terão o mesmo “horário comercial”. A prática recomendada é permitir que os funcionários individuais estabeleçam suas próprias horas de trabalho em seu próprio fuso horário, o que significa reformular reuniões para horários que acomodam o dia de trabalho de todos.
4 – Remuneração
Para aqueles que trabalham em outras cidades, como as faixas salariais serão definidas? Essas práticas variam entre locais de trabalho remotos, com algumas empresas estabelecendo pagamento igual para trabalhos iguais, independentemente da localização, e outras definindo faixas salariais distintas com base no custo de vida local ou nos dados de taxa de mercado. Independentemente da abordagem, é essencial que as empresas tenham um plano claro e consistente, alinhado com seus objetivos de negócios.
5 – Inclusão
Como os funcionários remotos serão incluídos? Quando a empresa organiza uma reunião de almoço e aprendizado, happy hour ou feriado, qual é a experiência para funcionários remotos? Quando as pessoas remotas assistem a uma reunião da empresa, o equipamento de áudio / visual está pronto para criar um ambiente onde todos possam ver um ao outro e o material sendo apresentado?
Funcionários remotos e funcionários no local não precisam ser tratados de forma idêntica, mas é fundamental que as empresas criem um ambiente em que todos os funcionários em tempo integral se sintam igualmente valorizados e incluídos, independentemente de suas identidades e planos de trabalho.
O trabalho remoto é a realidade do futuro e, se for bem feito, é benéfico para o empregador e para o empregado. Embora seja uma tendência hoje, é provável que seja uma prática padrão no futuro próximo, e as empresas devem considerar se estão realmente prontas para atrair e reter os principais talentos globais em um ambiente de trabalho virtual.
*Com informações de Forbes
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.