Vamos entender melhor o que o nosso título quis dizer! Acontece que os humanos não foram projetados para sentar o dia todo. Nem uma parte do nosso corpo gosta – nossas costas, nossos órgãos e especialmente o nosso coração. No entanto, é o que a maioria das pessoas em formatos de trabalho tradicionais acaba fazendo durante oito ou nove horas seguidas.
Algumas pessoas já tentaram fugir desse problema utilizando mesas em que é possível trabalhar de pé. Mas ficar em pé durante muito tempo também pode trazer riscos para a saúde. Qual é a melhor saída, então? Tem um emprego com flexibilidade de horários e que apoio o trabalho remoto.
Talvez sua empresa seja preocupada com o funcionário e ofereça uma mesa ajustável e uma cadeira ergonômica, para evitar maiores desgastes. Mas a melhor maneira de obter a flexibilidade de que você realmente precisa é trabalhando remotamente.
Vamos listar três motivos para o trabalho remoto ser melhor e mais saudável que um trabalho no escritório:
Ficar mais feliz
Muitas pessoas ficam presas trabalhando o dia todo em um cubículo artificialmente iluminado. Se você tiver sorte o suficiente para ter uma janela nas proximidades, provavelmente vai olhar para outros prédios ou um estacionamento. A liberdade no trabalho torna muito mais fácil ficar perto da natureza, e estudos mostram que isso pode trazer grandes benefícios.
Dê um passeio no seu intervalo e aproveite o sol para aumentar seu bem-estar mental. Em dias de sol e temperatura agradável, tente trabalhar em um café ou espaço compartilhado. E lembre-se que olhar para a natureza pode deixar você mais feliz, então tente organizar seu home office para ter uma vista. Seu corpo e cérebro vão agradecer.
Evite os germes
Erroneamente, pessoas que faltam o trabalham quando estão doentes não são bem vistas. O que elas fazem? Muitas vezes trabalham mesmo com muita gripe ou outras doenças contagiosas ou ficam em casa apenas um ou dois dias e voltam para o trabalho assim que se sentem bem o suficiente para trabalhar.
Isso prejudica a saúde dos colegas e a empresa também. Além disso, quem quer ouvir alguém espirrando ou tossindo? Trabalhadores remotos acabam ficando menos expostos à doenças e germes e também contaminam menos as outras pessoas.
Movimente-se mais
Não espere até o intervalo para esticar as pernas. Os funcionários remotos têm opções para permanecer ativos, como andar pelo quarteirão enquanto conversam com um colega. Por motivação, considere que, de acordo com um estudo recente, fazer meia hora de atividade física diária reduz o risco de doença cardiovascular em 24%.
O trabalho remoto também permite que você viaje – desde que você honre seus compromissos. Claro, certifique-se de que todos saibam que você está viajando e organize para que consiga trabalhar normalmente.
Quer ver sua equipe mais feliz, produtiva e saudável? Pense em um formato de trabalho remoto e rotinas flexíveis. Não é preciso já iniciar o processo de forma 100% remota, mas de uma forma gradual e rotativa, para que todos possam usufruir os benefícios da flexibilidade, sem perder contato com a empresa.
* Esse post faz parte da parceria entre a HOM e o Adoro Home Office.