O futuro do trabalho na Adobe será híbrido. Assim como muitas empresas ao redor do mundo, no ano passado a Adobe adotou o trabalho remoto globalmente para seus milhares de funcionários. Agora, a empresa anuncia que o novo modelo passa a ser híbrido, reunindo o que há de melhor em termos de interações pessoais e virtuais para promover criatividade, inovação e cultura em todos os escritórios.
“Esse novo formato de trabalho vai ser adotado em cada região conforme a situação de contágio do novo coronavírus for diminuindo. Como aqui no Brasil o índice de contaminação ainda está alto, continuaremos adotando o trabalho remoto full time”, explica o general manager da Adobe para América Latina, Federico Grosso.
Segundo o executivo, a Adobe formou um comitê composto por colaboradores de diferentes áreas para redesenhar a sua experiência e definir a visão de como iriam trabalhar no futuro próximo. Foram realizadas entrevistas e grupos focais com centenas de funcionários, gerentes e líderes em vários locais, assim como pesquisas regulares com a população global de colaboradores para extrair uma vasta gama de percepções. Assim, foi possível testar hipóteses e criar um modelo que funcionaria melhor para a companhia.
O resultado foi a opção pelo modelo híbrido com algumas formatações:
- Ser digital é fundamental: a transformação digital mudou a forma como as pessoas trabalham. Como uma empresa de experiências digitais, a Adobe irá dobrar as ferramentas digitais e os fluxos de trabalho em toda a experiência do funcionário – da integração ao crescimento de carreira, para colaboração e comunidade, permitindo que o pessoal seja produtivo onde quer que esteja;
- A flexibilidade será o padrão: os funcionários da Adobe terão a opção de trabalhar em casa aproximadamente 50% do tempo e no escritório o restante;
- Reuniões presenciais para os momentos que importam: terá uma mistura intencional de presenças físicas e virtuais, com encontros presenciais orientados por um propósito e projetados para colaboração;
- O trabalho remoto será expandido: embora acredite no valor das interações pessoais, a Adobe sabe que em determinados casos um arranjo de trabalho remoto faz sentido tanto para a empresa quanto para o indivíduo. Portanto, há critérios e diretrizes estabelecidos para o trabalho remoto, começando com os Estados Unidos e implementando globalmente ainda neste ano. O objetivo é, ao longo do tempo, dobrar o tamanho da população de trabalhadores remotos para tornar esse modelo bem-sucedido.
A evolução da experiência do funcionário: Adobe híbrido
Grosso destaca que o ponto forte da Adobe está na interseção entre tecnologia e criatividade, então é natural que a empresa use seus pontos fortes para projetar o local de trabalho do futuro. No centro dessa transformação está o novo aplicativo digital inteligente, o Adobe Life – uma experiência digital premiada e projetada com produtos Adobe para capacitar a nova força de trabalho híbrida.
O aplicativo foi criado por meio da extração de percepções de estilos, fluxos e espaços de trabalho dos funcionários, logo está repleto de funcionalidades para ajudá-los a se manterem produtivos, conectados e informados.
“Utilizaremos o Adobe Life também como uma função crítica para os planos de retorno ao escritório. Cada região tem seu próprio campus digital no aplicativo, servindo como um centro de notícias e informações selecionadas para sua localização, incluindo wayfinding, reservas de salas de conferências e pedidos antecipados de refeições no café”, informa Grosso. “Dessa forma, a equipe pode ficar conectada e receber notificações personalizadas alimentadas por inteligência artificial.”
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Compre o Curso Básico do Home Office agora mesmo
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter