O Bloggers at Their Desks é um projeto gringo que traz fotos de blogueiras em seus home offices e que inspirou o Adoro Home Office, em parceria com o Follow The Colours, a criar a série “Up no Home Office”.
Dessa vez o papo é com a ilustradora Élin Godois, que mora em Porto Alegre, e depois de uma experiência de um ano trabalhando em um espaço colaborativo, decidiu voltar para a rotina do home office. “Meu apartamento é gigante e por ser no térreo parece até uma casa no coração do bairro! Abro as janelas e já vejo a rua, as pessoas passando e a vida acontecendo…. sempre gostei de casa e mais ainda de estar em casa. Fazer home office foi uma maneira de viver tudo isso diariamente”, explica a ilustradora.
Também teve a questão mais prática nessa mudança, que envolve grana e segurança. “Claro que tirando a poesia da vida, uma das coisas que mais pesaram nessa escolha foi o custo de manter um espaço e a falta de segurança das ruas. Sempre ficava na Casa de Amapola até tarde e voltar para a minha casa era bem difícil, mesmo sendo relativamente perto uma da outra. A cada dia eu percebia que ficava mais tenso o trajeto, dependendo do horário”, conta Élin.
A Élin acredita que a casa dela é o reflexo dela e do trabalho e por isso se sente mais segura para viver as coisas que acredita. “Estar cercada por memórias (e gatos) sempre fez muito sentido, e por isso ocupo todos os cantinhos e interajo com eles colando coisas ou mudando os móveis de lugar. Pra mim tudo tem que estar “lotado” e em movimento, assim como a vida da gente!”.
A gente sabe que o home office tem inúmeras vantagens, mas sempre tem uma coisinha ou outra que a gente sente falta de quando trabalhava com mais gente. “Claro que sinto falta da rotina de estar cercada de pessoas, pois quando trabalhava no espaço colaborativo, a maioria dos dias era uma festa, tinha hora pro café, conversinhas no corredor, desabafos e contato. É disso que sinto mais falta”, diz.
“Mas aqui tem gatinhos, e lá não tinha!”
Sobre a rotina no home office, ela conta que é uma surpresa diária. “Não tem rotina ou regra, mas tem compromisso, prazos e cobranças. Então eu só vou dando um jeito de flexibilizar as coisas para colocar todas as obrigações e as felicidades na pauta do dia. Rola sair para tomar um café, abrir a porta para os amigos e depois virar a madrugada para concluir um projeto”, finaliza.
Se você acha que já viu a Élin por aqui, está certo! Ela é a ilustradora responsável pelo trabalho no home office da Gabriela Teló, que também já passou pelo blog!