Aqui está uma realidade infeliz de quem precisa viajar muito: os atrasos no aeroporto e durante os voos estão ficando mais longos. Não é só uma impressão sua.
Um levantamento pelo Núcleo de Jornalismo de Dados do GLOBO a partir dos microdados de mais de 2,8 milhões de voos realizados no Brasil, nos últimos quatro anos, revela que 20% das partidas ocorrem com algum tipo de atraso.
Com muito mais trânsito, os atrasos em todas as esferas da vida acabam sendo mais comuns e as salas de embarque dos aeroportos ficam cada vez mais cheias de gente esperando por um voo que está atrasado duas ou três horas. Isso normalmente é tempo perdido. Um atraso de vida, atraso nos compromissos, um transtorno.
Isso é frustrante, claro, mas é melhor que você aproveite seu tempo sendo produtivo em algo em vez de ficar sentado e esperando. Algumas ideias para maximizar seu tempo enquanto você está preso no limbo do aeroporto:
Limpe sua caixa de e-mails
Pense bem, você sempre deixa para limpar e responder alguns e-mails que não são urgentes no momento que não estiver ocupado. Pois esse é o momento! Pegue seu computador ou seu telefone e repasse todos os e-mails pendentes enquanto aguarda seu avião decolar.
Preencha formulários burocráticos
Aqueles formulários imensos, aqueles cadastros que precisam de alguns minutos de concentração e que você sempre deixa para depois? Aproveite esse momento e resolve essas pequenas pendências.
Busque conhecimento
Você deve ter uma lista de artigos, livros, podcasts, coisas que você quer ouvir e nunca tem tempo, certo? Aproveite esse tempo! Deixe de lado a reclamação e as mensagens de WhatsApp falando do atraso e coloque um pouco dessas coisas pra dentro do seu cérebro. Por isso é sempre bom ter alguns podcasts salvos no celular e artigos também, caso você precise ocupar o tempo e esteja sem conexão disponível.
Pense nos seus desafios futuros:
No final dos anos 80, o compositor Danny Elfman estava em um avião quando criou uma de suas composições mais famosas – o tema da versão cinematográfica de 1989 de Batman. O que prova que a inspiração pode chegar em qualquer lugar! Por isso tenha sempre um caderninho e uma caneta na mochila (se você é daqueles que não consegue anotar as coisas no celular).
Portanto, pense sempre em tudo o que vai precisar caso as coisas não sejam como planejadas e leve tudo com você na mochila! Vamos deixar aqui uma pequena listinha:
- Computador ou tablet
- Celular
- Carregadores (regulares e portáteis)
- Caderninho e caneta
- Adaptador de tomada (tenha sempre na mochila!)
- Fone de ouvido
- Uma garrafa de água (a desidratação deixa a gente irritado e menos produtivo).
Torne seus atrasos produtivos!
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.