Há alguns meses li uma pesquisa sobre o comportamento dos jovens de 16 a 24 anos e suas relações com a carreira. Fiquei um pouco surpresa ao ver que apenas 38% dos entrevistados preferia trabalhar em casa e que só 27% achava importante ter um horário de trabalho flexível, enquanto que o alto salário encabeçava a lista de prioridades.
Depois de debater a questão com alguns amigos, todos entusiastas do home office, é que caiu a ficha. Logo que entramos para o mercado as nossas prioridades eram muito parecidas com as apontadas pela pesquisa. A busca pela qualidade de vida e realização no trabalho foi algo que demoramos um pouco para questionar.
Essa semana a Jo Eismont, uma das autoras do The Muse, listou 30 razões que tornam a carreira melhor aos 30 anos. Não acho que tenha uma idade específica, mas acredito que muita coisa muda durante o percurso e que essa lista pode ajudar quem está aflito no início da jornada e dar um alento para quem já chegou lá.
- Conhecer-se melhor. Você conhece seus pontos fortes e fracos, sabe como definir metas e como realmente alcançá-las.
- Você tem mais conhecimento sobre os fatores que o fazem feliz em um trabalho e já os identifica na entrevista de emprego.
- Você trabalhou com as pessoas por um tempo, então já entende melhor as motivações, os medos e as preocupações dos seus colegas. E usa essas informações para ter interações mais produtivas, amigáveis e genuínas.
- Também já teve tempo para ter amigos de trabalho que hoje atuam em outros cargos e empresas. O networking deixa de ser uma tarefa quando é feito com pessoas que você realmente gosta.
- Você pode tirar os estágios universitários aleatórios do seu currículo.
- Você já domina a arte de se vestir para o trabalho.
- E também já aprendeu a arte da delegação.
- Também sabe como trabalhar em casa de forma produtiva ou como ser eficiente até mesmo em um avião, e como não trabalhar quando está doente e de cama.
- Você já fez algumas apresentações para grupos e não fica tão nervoso quando lhe pedem para falar.
- Sabe que não deve aquecer determinadas comidas no microondas do trabalho.
- Mas se você realmente quer aquecê-las, tudo bem, pois ninguém se importa se a cozinha fica com um cheiro forte por um tempo.
- Percebe quando está mais produtivo e quando não está (e você planeja seus dias em torno disso).
- Você tem um sistema de organização que trabalha para você.
- Tem noção do quanto pode beber no happy hour sem aparecer no trabalho de ressaca.
- Você já teve que negociar uma ou duas vezes. E isso ainda pode assustá-lo, mas não o suficiente para impedir que você lute pelo que vale a pena.
- A menos que você opte por se contentar com menos para fazer o trabalho por uma causa que você acredita.
- Porque você sabe agora que o dinheiro realmente não é tudo.
- E aprendeu quais sonhos são realistas (sendo um palestrante conhecido em seu campo) e quais não são (sendo descoberto cantando em seu chuveiro).
- Você tem conversas sérias com o seu chefe, colegas de trabalho e seus subordinados.
- Sabe que estar sendo levado a sério é um fato, não um desejo remoto e não cumprido.
- Você domina a sua síndrome de impostor. Na maioria dos dias.
- Aprendeu que “não” é uma frase completa – e faz uso dela sempre que é necessário.
- Você se tornou o mentor ao invés do aprendiz. E quando você dá conselhos, você realmente sabe o que está falando.
- Sabe que é uma maratona, e não um sprint. Então você não se sente tão culpado quando sai do trabalho um pouco mais cedo ou não verifica seu e-mail a cada cinco minutos.
- Você sabe que pequenos erros não farão você ser demitido.
- E você consegue receber críticas de seu chefe sem chorar.
- Você não sente que está fingindo ser um adulto.
- E provou para você mesmo que confia em projetos interessantes que realmente façam o seu coração bater.
- Você já tem perspectiva suficiente para saber que sua carreira é apenas uma parte de sua vida – e não toda a sua razão de viver.
- Mas ainda assim, é uma parte importante de sua vida, e por isso você sempre está à procura de um trabalho que possa satisfazê-lo de todas as maneiras possíveis.
* O post 30 razões que farão sua carreira melhor aos 30 foi publicado originalmente no tutano, a plataforma de conteúdo do trampos.co.