Nessa vida de home office ou trabalho remoto, estamos sempre em busca de métodos ou ferramentas que tornem nossa rotina mais prática e organizada. Passamos o dia entre agendas, pautas, compartilhamento de arquivo e e-mails. Por isso separei aqui alguns apps que são essenciais e ajudam a melhorar o rendimento.
01 – Evernote
O Evernote é um gerenciador de tudo. Além de ser muito útil para organizar sua agenda de trabalho e pessoal, ele é ótimo para garantir que você não vai perder suas anotações, links e referências. Se você ainda não usa, fizemos um post falando mais sobre o aplicativo aqui.
02 – Google Drive
É a ferramenta perfeita para armazenar seus documentos e compartilhar de forma muito rápida. Atualmente o Google Drive disponibiliza um espaço gratuito de 15 GB, com a possibilidade de aumentar esse espaço através de um plano pago. Outra coisa bacana do drive é que ele tem vários aplicativos “internos”, como editor de documentos, planilhas e apresentações. É perfeito para quem quer deixar tudo na nuvem e acessar a qualquer hora, de qualquer lugar.
Opções de ferramentas semelhantes para compartilhar arquivos: Dropbox (com 2 GB grátis) e One Drive (7 GB grátis para armazenamento).
03 – Skype e Google Hangouts
Melhores ferramentas para agilizar a vida no quesito “reuniões”. Não é sempre que conseguimos nos deslocar até o cliente e fazer uma videoconferência ajuda em muitos momentos. Além disso, abre portas para novos contatos em outras cidades e até mesmo outros países. O Skype é um dos mais populares desse nicho, também por ser um dos mais antigos. É bem prático, fácil e gratuito para a maioria das funcionalidades. Uma vantagem é poder fazer ligações para telefones fixos e celulares pagando tarifas bem menores. Mas sempre me pergunto, se, em tempos de wi-fi grátis, alguém ainda faz ligações tarifadas?
O Google Hangouts tem a vantagem de funcionar sincronizado com uma conta de e-mail do Gmail. Se o seu e-mail estiver aberto, você tiver a pessoa nos seus contatos e ela estiver online, é só clicar ali e já fazer a ligação. Eu acabo usando o Hangouts muito mais com amigos e colegas de trabalho, por conta da facilidade. Para reuniões profissionais com clientes, o Skype acaba sendo escolhido mais vezes.
Opções de ferramentas semelhantes: para quem tem iPhone, não tem nada mais fácil e simples do que usar o Facetime. Mas também acho que requer um certo nível de “intimidade”. Talvez funcione bem para clientes mais antigos.
04 – Spotify
Pode não ser para todo mundo, mas para mim música é ferramenta de trabalho. E o Spotify é meu aplicativo favorito dos últimos tempos. Na versão grátis você tem que ouvir algumas propagandas de tempos em tempos, mas nada que atrapalhe muito. No plano pago (que atualmente custa é R$ 14,90 por mês), fica livre dos anúncios, tem melhor qualidade do áudio e ainda pode deixar as músicas salvas para ouvir offline.
Se você acha que música tira a concentração, mas também não curte trabalhar no silêncio, outra opção é o Defonic, que reproduz vários tipos de som ambiente.
05 – Tomato Timer
Para quem é adepto da técnica Pomodoro, o Tomato Timer é uma das melhores ferramentas para gerenciar o tempo dedicado para cada tarefa. Mas se você só precisa de um cronômetro mais simples, para gerenciar melhor seu próprio rendimento, uma boa alternativa é o Timer Online, bem simples e fácil de usar.