A ideia de que no home office você pode fazer os seus próprios horários é incrível. E ao mesmo tempo assustadora. Isso porque basta deixar a disciplina um pouquinho de lado para se perder nas tarefas e correr o risco de entregar tudo sempre aos 45 do segundo tempo.
Por essas e outras, vale a pena conhecer algumas técnicas de gestão do tempo e buscar a melhor forma de organizar a rotina no home office.
Jornada Intensiva
Explicando de uma maneira simplista, o objetivo da Jornada Intensiva é trabalhar no máximo sete horas por dia, começar cedo e parar no meio da tarde. Algo como tocar direto das 8h às 15h.
Essa metodologia eu cheguei a testar e você pode conferir aqui como foi a experiência. Basicamente o segredo é o foco, por isso as dicas de como fazer 90% do trabalho antes do almoço podem ajudar.
Método Pipoca
Originalmente chamado de workstation popcorn, o método propõe que você agrupe suas tarefas diárias em três grandes grupos e execute cada uma delas em locais diferentes ao longo do dia.
A ideia aqui é que você fique com a mente em modo “trabalho” menos tempo e mais vezes ao dia. Isso ajudaria a manter o foco e a aumentar a produtividade. Você pode saber mais sobre os benefícios desse formato clicando aqui.
Regra dos dois minutos
A Two Minute Rule nada mais é do que um esforço para executar diversas tarefas diárias em apenas dois minutos. A ideia é que você substitua a dispersão, como aquela espiada boba no Facebook, por coisas do trabalho que podem ser resolvidas em 120 segundos.
Por exemplo, responder um e-mail parece simples e rápido, não é? Mas se você deixa de fazê-lo, as mensagens vão se acumulando e logo você precisa de vários minutos do seu tempo para responder pendências e limpar a caixa.
Técnica Pomodoro
A proposta é que você divida o tempo em blocos. Cada pomodoro tem 25 minutos, e nesse intervalo você deve fazer uma única tarefa, sem nenhuma pausa ou interrupção. Ao fim desse período, faça uma pausa de 5 minutos. A cada quatro “pomodoros” (um ciclo de uma hora), você faz uma pausa maior, de 30 minutos.
Isso tudo sempre cronometrado, com um timer. A Marcia Breda, aqui do Adoro Home Office, testou e você pode conferir aqui como foi.
Time Box
O negócio aqui é limitação do tempo. Anote as tarefas do dia e limite um número de horas para cada uma delas. Se você não completou no tempo estipulado, esqueça a tarefa e passe para a próxima.
A princípio pode parecer meio louco deixar algo para trás, inacabado. Mas há quem diga que com o tempo você consegue administrar melhor as suas horas, identifica procedimentos inúteis em cada tarefa e passa a ser muito mais produtivo.
Gostou das dicas? Se tiver alguma para acrescentar, indique nos comentários.
* O post 5 técnicas de produtividade para testar no home office foi publicado originalmente no tutano, a plataforma de conteúdo do trampos.co.