Formas de comunicação não faltam em tempos de trabalho remoto, desde chats em sistemas das próprias empresas até as diversas ferramentas disponíveis no mercado, pagas ou gratuitas.
É justamente o excesso de facilidade para falar com as pessoas que gera aflição. Muita gente espera ter o retorno imediato a todo momento, buscando, em alguns casos, o controle da equipe, já que estão longe dos olhos. E essa é uma forma de tirar o trabalho remoto do loop, falar com a pessoa como se estivesse do lado (mesmo ao vivo é bom ter cautela, hein!).
1 – Permita que o colega seja produtivo (e seja mais produtivo também)
Existem tarefas que exigem concentração. Momentos em que precisam fazer cálculos, estratégias, ou contatos para ativar vendas. E da mesma forma que dificulta a atenção do profissional se a todo momento alguém chegar para conversar do lado, também complica quando alguém fica chamando e esperando uma resposta imediata num whatsapp, certo?
Sabemos que esse formato de trabalho remoto torna os profissionais mais produtivos, indicam alguns estudos já realizados (como Harvard e Inc.com), mas para isso precisam de confiança e espaço para produzir.
2 – Evite reuniões a todo momento
Pois bem, isso se chama de comunicação assíncrona, que não ocorre exatamente ao mesmo tempo, não-simultânea. Claro que, existem situações de emergência, e a agilidade na comunicação vira prioridade. Mas provavelmente não são a maioria, então sempre se questione se realmente é necessária uma resposta imediata, ou se pode respeitar o tempo de cada um, formatar com mais calma e exatidão suas perguntas ou outra questão, e aguardar para que ela possa ser entendida e respondida fora de um espaço de tempo específico, para que o trabalho flua sem tantas interferências.
3 – Trabalho remoto não combina com controle
Equipe precisa estar bem estruturada, com boas ferramentas à disposição e, capacitada para realizar as tarefas que lhe são designadas. Tendo isso, e uma liderança mais distribuída, que dá mais autonomia e confia na sua equipe, aí sim, o trabalho remoto flui. E não se torna tão imprescindível a comunicação “síncrona”. Importante ter uma equipe ou colegas comprometidos do outro lado também, claro.
4 – Seja remote-friendly
Não adianta exigir confiança da empresa, pedir que o chefe não fique lhe perguntando sobre a pauta a toda hora, se você não passar status. Saber como está o andamento do trabalho tranquiliza a liderança e os parceiros de equipe, além de mostrar comprometimento e organização.
Reuniões periódicas para passar a pauta e trocar ideias também ajudam. Assim todos se organizam para aquele dia a horário, deixando mais tranquilo os outros dias para produzir.
5 – Agenda compartilhada ajuda muito
Criar e atualizar uma agenda compartilhada com seu líder, ou com sua equipe, pode ajudar muito. Seus pares sabendo em qual tarefa está (tarefa do trabalho, reunião virtual, reunião presencial (em outros tempos) ou mesmo em viagem) talvez não esperem retorno imediato para aquele “Bom dia! Vamos trocar uma ideia..”.
6 – Cafezinho virtual faz bem
Mesmo longe é bom ter uma pausa para um cafezinho com os colegas. Combinar um melhor horário pra todos, e bater um papo ajuda a ter mais leveza, e não se sentir tão sozinho no trabalho remoto. Mas da mesma forma, não ajuda ficar toda hora chamando o colega pra bater papo, pra falar de bobagens, amenidades ou as tais fofocas (que não se iluda, elas rolam mesmo com a equipe toda reunida).
Ao final de tudo teremos profissionais e pessoas mais felizes e produtivas.
Escrito por: Gabriela Frühauf. Estrategista de conexões, sócia da Dot,Inc, publicitária, mestre em reiki, mãe e remote-friendly há 13 anos. Se quiser conversar www.linkedin.com/in/gabrielafruhauf/ ou conhecer um pouco do trabalho www.dotinc.com.br
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.
Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram