Gigante da área da tecnologia, a norte-americana Dell mantém uma cultura de trabalho híbrida há mais de uma década, porém, recentemente, houve mudanças nessa política. Em fevereiro, os funcionários foram sumariamente convocados de volta aos escritórios — e quem se recusar sofrerá sanções.
Segundo informações do portal Business Insider, a partir de maio deste ano, os trabalhadores da Dell serão classificados em híbridos e remotos.
- Os híbridos devem comparecer ao escritório pelo menos 39 dias por trimestre (cerca de três dias por semana).
- Para aqueles que, ainda assim, optarem pelo trabalho remoto, uma novidade: não poderão ser promovidos ou mudar de função dentro da empresa.
Ao que parece, o apoio irrestrito ao trabalho remoto, amplamente apregoado pelo fundador e CEO Michael Dell, terminou.
Em 2022, no LinkedIn, o bilionário se mostrava um defensor do modelo, com frases como “se você conta com horas forçadas em um escritório tradicional para criar colaboração e proporcionar pertencimento, você está fazendo isso errado”.
Vale lembrar que, também em 2022, a empresa afirmava que a meta era ter 60% do pessoal trabalhando de forma remota em um futuro não muito distante.
A Dell não comentou oficialmente as mudanças. Porém, aparentemente, o jogo virou.
Motivações e reação dos funcionários da Dell
O professor Cary Cooper, psicólogo organizacional e cofundador do Fórum Nacional para Saúde e Bem-estar no Trabalho, elenca algumas possíveis razões para esse movimento:
- Uma reação de pânico à economia mundial, que não é tão dinâmica.
- Executivos seniores pensando que as pessoas no escritório são mais produtivas, mesmo que não haja evidências disso.
- Uma “mentalidade de grupo” em jogo, com empresas de tecnologia tentando seguir o que todo mundo está fazendo, em vez de continuar com o que funcionou para elas.
De forma anônima, funcionários têm se manifestado contra esse novo cenário. Muitos alegam não terem condições de se deslocar, especialmente após jornadas exaustivas de trabalho, que podem ultrapassar 10 horas diárias. Além disso, muitos deles foram contratados já no modelo remoto, o que inviabilizaria a mudança a rotina estabelecida desde o início.
E você, o que acha desse novo posicionamento da Dell?
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Siga o @adorohomeoffice no Instagram
Receba nossa newsletter mensal
Confira algumas vagas
Entre para o Clube do Home Office por R$ 19,90 por mês