A pandemia colocou um desafio duplo à Maple Bear, rede canadense de ensino bilíngue com cerca de 30 mil alunos no Brasil: digitalizar suas aulas para alunos de 1,5 ano até 17 anos ao mesmo tempo em que colocou em home office 85 colaboradores da franqueadora. Além de estar um mercado muito associado a atividades presenciais, a franquia teve um desafio ainda maior, pois realizou esta transição em apenas três semanas, o que exigiu uma aplicação total da equipe e uma série de adaptações da estratégia de gestão de pessoas já reconhecida como uma das melhores do País entre empresas com até 100 pessoas pelo Great Place to Work.
O RH compôs um mix de ações passando desde o reconhecimento/celebração dos esforços dos colaboradores, equilíbrio mental, atenção à saúde até a integração de novos talentos, seja por meios virtuais ou até com iniciativas físicas na casa das pessoas. Uma das primeiras iniciativas foi a ação #gratidão, no qual a franqueadora enviou uma lembrança com foto e mensagem personalizada na casa dos colaboradores, com o intuito de demonstrar a gratidão pela dedicação, esforço e entrega neste período da pandemia. Já na ação #celebrar, realizada durante a reunião digital trimestral de resultados, foi enviado uma refeição via delivery para substituir o tradicional foodtruck presente na versão presencial do evento. Até a tradicional festa junina da Maple Bear chegou na casa dos colaboradores com os quitutes típicos da época.
“Essas ações fazem parte do nosso conceito WOW! #maplebearsecretsauce, cujo objetivo é surpreender com constância cada um, respeitando a personalidade e individualidade. Com a pandemia, esse conceito ficou ainda mais forte e foi importante para manter a motivação e integração da equipe mesmo a distância”, afirma Roberto Publio, Head de Gente, Gestão e Inovação da Maple Bear.
Entendendo a transição de modelo de trabalho e os dilemas internos que isso gera em cada um, a franquia desenvolveu a ação #equilíbrio que contou com duas etapas: o envio do livro “Atenção Plena” a casa dos colaboradores e um workshop surpresa com o Centro de Promoção de Mindfulness, 100% online, em uma vivência de meditação com mais de 90 pessoas. “Foi bem legal e energizou a turma para um novo ciclo, além de contribuir com a manutenção da saúde mental da equipe. A maioria segue com a prática, executando a vivência de 8 semanas proposta pelo livro”, disse Publio.
Ainda na área de saúde, a franqueadora disponibilizou equipamentos para home office – principalmente cadeiras ergonômicas – e o CEO da empresa bloqueou a agenda na hora do almoço (mandou um invite) para relembrar as pessoas da importância de fazer as pausas durante o dia, para manter a alimentação e saúde física em dia. “Apoiamos também colaboradores com problemas de saúde, falando com a família, mandando vídeos e prestando o suporte necessário. Creio que isso tenha contribuído para o processo de recuperação e para a coesão da equipe”, ressalta o Head de Gente, Gestão e Inovação.
Outra experiência interessante neste período foi a integração de novos colaboradores. Às vésperas da pandemia, 15 pessoas entraram na empresa, tendo feito o on boarding presencial de 10 dias e no D+1 todas foram para o trabalho em casa. A Maple Bear realizou um acompanhamento diário destas integrações e da relação com os demais colaboradores e, após 100 dias, promoveu uma conversa online especial com o CEO. “Temos um feedback positivo dos colaboradores em relação a essa integração a distância. Nossas dinâmicas de gestão propiciaram o fomento ao trabalho colaborativo, autonomia, inovação, flexibilidade e bem estar. Inclusive, tivemos uma contratação durante a pandemia cuja integração totalmente digital correu muito bem também”, afirma Roberto Publio.
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