Você já viu algum desses projetos de escritório descolados? Potes de doces em salas de conferência. Pufes, redes e casas da árvore dentro do prédio. As empresas de tecnologia sempre se superam e nunca deixam de lado os itens favoritos de toda startup: cerveja e mesa de ping-pong.
Claro que em alguns momentos isso tudo pode parecer uma grande diversão, mas será que o dinheiro investido resulta em algo significativo para as pessoas que trabalham nesses escritórios?
Qual a razão?
Se pararmos para analisar alguns minutos, qual será a razão para que os fundadores se esforcem tanto para oferecer essas “vantagens” em suas sedes? A explicação padrão é criar um ambiente de colaboração e diversão. Mas não seria também para que um funcionário ficasse horas e mais horas sem perceber que está preso ao trabalho? Para que ele acabe trocando sua vida pessoal pela convivência única e exclusiva com os colegas, já que chega muito cedo e acaba ficando até tarde da noite? Bom, parece que essa ideia já está fazendo mais mal do que bem. E uma pesquisa mostra que o problema só está piorando.
De fato, um estudo descobriu que o número de pessoas que dizem não conseguir se concentrar em sua mesa do escritório aumentou 16% desde 2008.
Outro dado também pode surpreender: o número de trabalhadores que dizem que não têm acesso a lugares calmos para fazer um trabalho focado aumentou em 13%.
O local onde o trabalho é desenvolvido não deveria ter tanta importância assim, desde que as pessoas estejam focadas e dando seu melhor. E elas podem não conseguir isso dentro do escritório, nem mesmo se ele for um ambiente muito descolado e inovador. E é justamente por isso que quem pode fazer trabalho remoto acaba rendendo mais.
Vamos fazer uma listinha de benefícios do trabalho remoto?
- Produtividade: sem as distrações do escritório e maior autonomia, os trabalhadores remotos têm a liberdade de produzir mais em menos tempo. Pesquisas já mostraram que 65% dos trabalhadores disseram que o trabalho remoto aumentaria a produtividade e outros 86% disseram que trabalhar sozinho lhes permite atingir a máxima produtividade.
- Trabalho em equipe: você pode não acreditar, mas teste e comprove! Apesar da distância, os trabalhadores remotos são os melhores companheiros de equipe. Isso porque não estar no mesmo espaço físico exige mais comunicação. Sem poder se apoiar na proximidade física, os trabalhadores remotos devem se aproximar uns dos outros com frequência e com propósito. Isso leva a uma colaboração e camaradagem mais fortes. E as chamadas por vídeo realmente funcionam. Incríveis 92% dos trabalhadores dizem que a colaboração em vídeo realmente melhora o trabalho em equipe.
- Presença: A vida no escritório está cheia de ausências – trabalhadores que estão doentes ou arrumando desculpas para sair mais cedo e chegar em tempo para a apresentação de escola do filho. Mas os funcionários remotos não precisam dar desculpas. Como não estão presos ao escritório todos os dias, podem projetar seu dia de trabalho para atender às demandas de suas vidas. Se eles têm um resfriado, podem trabalhar em casa sem contaminar os outros colegas. E se eles precisam resolver algo particular, podem lidar com isso rapidamente, sem precisar perder um dia inteiro de trabalho. Isso acaba tornando os funcionários remotos mais presentes para seu trabalho e equipe.
Estas são apenas algumas das razões pelas quais os trabalhadores mais eficientes são aqueles que não trabalham em um escritório. Trabalhadores remotos são capazes de cortar o ruído e se concentrar no que realmente importa: trabalho significativo e realização em fazer isso.
Se você está pensando em modernizar sua empresa, avalie seriamente a possibilidade de criar uma política de trabalho remoto.
Vai agradar muito mais do que cerveja e jogos no escritório.