Já escrevi aqui sobre a Jornada Intensiva, uma espécie de sistema de trabalho onde você executa a maior parte das tarefas nas primeiras horas do dia. Sou super adepta do método, mas de uns tempos pra cá a concentração andava meio capenga e a jornada no home office vinha se estendendo noite adentro.
Foi aí que encontrei no site da Inc. Magazine uma série de dicas* do Neil Patel** sobre como fazer a maior parte do trabalho antes do almoço. Já testei a maioria delas e só não recomendo a dos fones de ouvido. Ah, se você tiver alguma dica também, fique à vontade para compartilhar nos comentários.
1. Programe o seu dia
Sempre liste as tarefas na noite anterior. Você não será produtivo a menos que planeje um dia antes tudo o que fará na manhã seguinte. Dica: não agende demais. Mantenha o foco nos afazeres que são realmente importantes para obter o desempenho ideal.
2. Organize seu escritório na noite anterior
Desordem cria distrações. Papéis inúteis na sua mesa podem jogar fora todo o seu dia. Trabalhar em um ambiente organizado ajuda você a pensar de forma mais clara e consequentemente trabalhar mais.
3. Acorde uma hora antes
Para realmente fazer mais, você tem que iniciar o expediente em tempo para que isso aconteça. Não esqueça, é claro, de dormir mais cedo e ajustar suas horas de sono.
Obs.: a recomendação de Neil Patel é acordar entre 5h30 e 6h30 da manhã, de acordo com a sua rotina matinal. Para quem faz home office, eu sugiro acordar entre 6h e 7h, já que a gente já acorda “dentro” do trabalho.
4. Exercícios
Estudos científicos mostram que exercícios pela manhã melhoram o raciocínio e nos fazem trabalhar melhor, aumentando a produtividade. Tem até um estudo de um professor de Harvard (Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain, by John Ratey) que diz que o exercício é fundamental para atingir níveis de alto desempenho em trabalhos que exigem grande esforço intelectual. Uma corrida rápida, ou sessão de yoga de 30 minutos, podem prepará-lo para um expediente bem produtivo.
5. Mantenha a programação
Não se desvie do curso que você mapeou. Você tem uma quantidade limitada de tempo, seguir a programação é o que fará você realizar mais.
6. Dê 20 minutos para entrar no ritmo
Quando você “entra no ritmo” significa que você está completamente absorvido em sua atividade, com um pensamento único de realizar as coisas com um alto nível de desempenho e em ritmo acelerado. Até engrenar, são necessários alguns minutos, então se você não se sente produtivo ou engajado, saiba que é só questão de tempo.
7. Tome decisões de 60 segundos
A tomada de decisão é estratégica na administração do tempo. Quando se deparar com a necessidade de uma decisão no decurso do trabalho, estabeleça o limite de um minuto para tomá-la. Sua decisão vai demorar menos tempo e será tão boa quanto a que você tomaria em um período maior.
8. Fones de ouvido
Fones de ouvido podem acabar com as distrações e mantê-lo concentrado. A Harvard Business Review aconselha os trabalhadores a colocarem seus fones de ouvido para serem mais produtivos.
9. Faça as tarefas mais difíceis primeiro
O escritor Mark Twain tem uma frase que diz: “se a primeira coisa que você fizer de manhã for engolir um sapo vivo, então você terá certeza que nada pior irá acontecer no resto do dia”. Ou seja, se você fizer a sua maior e mais difícil tarefa por primeiro, o resto do dia será maciçamente produtivo.
10. Primeiro escreva
Escrever é uma das tarefas de maior exigência mental. Por outro lado, a escrita também tem o poder de manter o seu cérebro concentrado e melhorar sua produtividade. Se você já começa o dia escrevendo, irá melhorar tanto a qualidade da sua escrita quanto a do resto do dia.
11. Trajeto
Aqui Neil Patel fala sobre evitar os deslocamentos demorados até o trabalho, não apenas no sentido de economizar tempo, mas também por que é uma das partes mais estressantes do dia, e o resultado é o caos mental. Uma dica útil e um problema já superado por quem faz home office.
12. Não faça reuniões (nem por telefone)
Se você já tem uma certa experiência no mercado trabalho, sabe que a maioria das reuniões são perda de tempo. Então evite reuniões na parte da manhã, se possível.
13. Não comece verificando o e-mail
A caixa de e-mails pode ser tão destrutiva quanto as reuniões. Claro, você precisa acessá-la, mas não deixe que os e-mails engulam seu dia começando por eles.
14. Mantenha uma rotina
Se você fizer algo repetidamente, cada vez será capaz de fazê-lo melhor e mais rápido. Depois de encontrar uma rotina que seja legal, fique com ela. A rotina é a rampa para a produtividade.
15. Sinta-se confortável
Faça o que você precisa fazer para se preparar para o sucesso. Se isso significa tomar banho, fazer a barba, tomar café da manhã, ler os jornais, meditar, dar comida para o cachorro ou abrir as cortinas, vá em frente. Quando você realiza essas tarefas preparatórias está criando um ambiente que vai fazer você mais produtivo.
16. Recompensas
Acerte o relógio e determine um certo momento para uma pausa. E então pare para uma recompensa. Tome um café, dance sua música preferida. Eu recomendo trocar uma ideia com os gatos (#crazycatladyfeelings).
* As dicas têm por base o Princípio de Pareto, que afirma que 80% dos seus resultados são consequência de 20% dos seus esforços.
** Neil Patel é o co-fundador do Quick Sprout, KISSmetrics, Hello Bar e Crazy Egg. Considerado pelo The Wall Street Journal como influenciador TOP na web. A Forbes o considera como um dos 10 melhores profissionais de marketing online do mundo.