O que muda na rotina do Gerente de Projetos quando ele adere ao home office? Esse foi o tema apresentado por Fábio Giordani no 12º Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI-RS realizado esta semana em Porto Alegre.
Gerente de Projetos há mais de dez anos, Giordani vive a experiência do trabalho remoto desde 2011 e apresentou um painel bem realista, mostrando os prós e contras do home office, tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores.
Como grande parte da rotina do Gerente de Projetos é preenchida por telefonemas, teleconferências e troca de e-mails, a palestra focou bastante nestes aspectos. As dicas são bem práticas, vale conferir algumas delas:
- Ao falar, cuide dos vícios de linguagem. Para falar melhor e ampliar o vocabulário, mantenha o hábito da leitura;
- Fale com energia e entusiasmo e faça bom uso do tom de voz. Use entonações diferentes para salientar pontos importantes;
- Memorize o nome e função de todos que estão na conversa. Saiba escutar e no final da call revise todos os pontos tratados;
- Organização e planejamento são fundamentais. É quase inadmissível que estando no home office você ainda consiga se atrasar para o início de uma reunião;
- Se a reunião for com webcam, vista-se adequadamente. Jamais coma ou beba durante a reunião, ruídos estranhos não são pegam bem. Também assegure-se de estar em um ambiente silencioso;
- Ao enviar e-mails, sempre leia o que você escreveu antes de enviar. E cuidado com o que você escreve, comentários desabonadores sobre o cliente só devem ser feitos pessoalmente. A chance de alguém desatento encaminhar o seu e-mail sem se dar conta do seu comentário é grande;
- Lembre-se de que, apesar de estar no home office, você não trabalha sozinho. Continue mantendo contato com os seus colegas de trabalho;
- Avalie sempre se é realmente necessário interromper o seu trabalho para resolver um problema doméstico;
- Invista em um fone de ouvidos com noise cancelling (função que reduz os sons externos);
- Em algumas situações é necessário um encontro presencial, não insista em resolver de forma remota o que exige uma conversa “cara a cara”.