A semana de trabalho de 4 dias não é necessariamente uma novidade, mas tem se falado muito nela nos últimos meses. Alguns países já implementaram essa modalidade, como Japão, Nova Zelândia, Dinamarca, Suécia, Islândia, entre outros.
A notícia mais recente é empresas do Reino Unido vão fazer esse teste a partir de junho. São cerca de 30 empresas que se inscreveram até agora. O programa de seis meses de duração fará com que as empresas permitam que os funcionários trabalhem 32 horas por semana, deixando sua remuneração e benefícios inalterados.
Existe um movimento em favor da semana de trabalho de 4 dias, chamada de 4 Day Week Global, uma plataforma criada pelo empresário e filantropo Andrew Barnes e por Charlotte Lockhart com essa visão para o futuro do trabalho. Eles lançaram o projeto em 2018, ao implementar a semana de quatro dias no Perpetual Guardian, empresa fundada por Barnes. Foi um enorme sucesso.
“O que a pandemia fez foi nos mostrar que o modelo tradicional não é necessário para o funcionamento dos negócios. Ela desafiou a falácia de o tempo no escritório ser equiparado à produtividade”, disse o empresário em entrevista.
Mas será que os profissionais independentes conseguem fazer isso também? Compartilho aqui algumas dicas que podem ajudar!
Organize-se para isso
Olhe para a sexta-feira como um dia em que todas as suas tarefas estarão concluídas e você finalmente terá um tempo livre. Isso significa não agendar reuniões e tarefas importante para esse dia.
Dustin Moskovitz, cofundador e CEO da Asana, é um dos adeptos do dia sem reuniões, embora adote a prática nas quartas-feiras para a sua equipe. “Com raras exceções, a agenda de todos é livre, pelo menos um dia da semana”.
Este raciocínio deve acompanhá-lo durante toda a semana de trabalho de 4 dias. Para ter a sexta-feira livre é preciso prestar atenção durante todos os outros dias. É claro que nem sempre é possível ter controle total sobre a agenda. Se você sentir que tem muitos compromissos e reuniões e não terá tempo suficiente para efetivamente trabalhar, vale dar uma olhada no que pode ser cancelado ou deixado de lado até a próxima semana.
Tenha prioridades
Você começa a semana com as melhores intenções e uma lista clara das coisas que precisa resolver no trabalho. Mas quando a sexta-feira se aproxima, você fica percebe que mal conseguiu olhar para as tarefas principais, pois ficou preso em emergências que surgiram.
Mas é como diz Stephen R. Covey, autor e empresário de sucesso:”A maioria de nós gasta muito tempo com o que é urgente, ao invés de gastar tempo suficiente com o que é importante.”
Se você precisa de ajuda para elencar prioridades na sua semana de trabalho de 4 dias, sugiro conferir o material sobre Matriz de Gerenciamento do Tempo.
Cumprir a lista de prioridades com foco e disciplina é o que vai ajudar você a liberar um dia na semana, por isso, vale a pena investir uma energia nisso!
Elimine as distrações
Como já falei, o foco é o seu amigo na semana de 4 dias. E você vai precisar minimizar as distrações.
Além de eliminar ruídos do local de trabalho e tentar se concentrar em um lugar tranquilo (o que no home office costuma ser mais fácil), tente manter-se longe da caixa de e-mails (ou de qualquer outro site, como Youtube ou Facebook, que o distraia). Feche essa aba do navegador e resista aos sons de notificação de novas mensagens.
Uma sugestão é olhar sua caixa de e-mail em horários específicos, já pré-determinados por você. Ficar com ela aberta e ir conferindo (e respondendo) o tempo inteiro é um grande ladrão de energia e de tempo.
Encontre atalhos
Você pode ouvir a palavra “atalho” e associar a trabalho mal-feito. Mas não é isso que essa estratégia significa.
As pessoas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em produzir resultados de alto nível – no entanto, elas também encontram maneiras de economizar tempo no processo. Então, olhe para a sua rotina: existem pontos onde você está gastando um tempo desnecessário?
Talvez seja um documento que tenha que ser redigido repetidamente. Crie um modelo para que você sempre tenha os pontos comuns prontos. É um e-mail que você sempre tem que enviar? Salve uma resposta padrão para que você não precise redigir a mesma mensagem repetidamente. Existe uma tarefa boba mas que você precisa fazer diariamente ou semanalmente? Veja se há uma maneira de automatizá-la.
Conheça os benefícios da semana de trabalho de 4 dias
Essas mudanças parecem pequenas. Mas, se você conseguir economizar 15 minutos todos os dias entre segunda e quinta-feira, isso significa uma hora inteira até a sexta-feira.
Cortar fora um dia da sua semana pode parecer um jeito de fazer menos coisas. Mas não é bem isso. Estudos mostram que mais horas nem sempre são iguais a mais tarefas a serem cumpridas. Todos nós sabemos que após um certo período a nossa produtividade baixa e fica difícil manter-se focado.
De fato, as jornadas de trabalho de quatro dias comprovadamente oferecem muitos benefícios – incluindo aumento da produtividade, níveis mais altos de engajamento e funcionários mais felizes. <3
Mais exemplos
- A Microsoft Japão reporta aumento de 40% na produtividade depois de ter migrado para a semana de 4 dias
- Jesper Schultz, CEO e cofounder da BasicOps escreve em artigo na Business Insider como o trabalho flexível mudou para sempre sua companhia
- O número de horas adicionais por conta do trabalho remoto durante a pandemia derrubou a produtividade, aponta estudo.
E aí, vai tentar implementar a semana de 4 dias na sua rotina?
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter