Nós todos enfrentamos com frequência o mesmo problema: a semana de trabalho se arrasta enquanto que o final de semana termina antes mesmo de termos percebido que ele começou.
Uma vez que o final de semana é mais curto, matematicamente tudo faz sentido. Mas e se você pudesse mudar isso? E se você pudesse usar o seu tempo de forma tão eficiente que conseguisse fazer todo o trabalho até quinta-feira e ficar com o último dia da semana livre?
A gente sabe, parece impossível. Mas, deixando o ceticismo de lado, pode ser perfeitamente possível se você usar o tempo de forma eficaz. Na verdade, muitas empresas já praticam a semana de quatro dias e não teria porque não adotá-la no home office, não é mesmo?
Mas e então, como essas pessoas conseguem fazer isso? Não é tão difícil como você pensa.
1. PROGRAME-SE PARA ISSO
Olhe para a sexta-feira como um dia em que todas as suas tarefas estarão concluídas e você finalmente terá um tempo livre. Isso significa não agendar reuniões, telefonemas e outros encontros importantes para esse dia (a menos que seja apenas uma reunião informal em um café ou um simples networking).
Dustin Moskovitz, cofundador e CEO da Asana, é um dos adeptos do dia sem reuniões, embora adote a prática nas quartas-feiras para a sua equipe. “Com raras exceções, a agenda de todos é livre, pelo menos um dia da semana”.
Este raciocínio deve acompanhá-lo durante toda a semana de trabalho. Para ter a sexta-feira livre é preciso ficar de olho na programação durante todos os outros dias. É claro que nem sempre é possível ter controle total sobre a agenda. Se você sentir que tem muitos compromissos e reuniões e não terá tempo suficiente para efetivamente trabalhar, vale dar uma olhada no que pode ser cancelado ou deixado de lado até a próxima semana.
2. FOQUE NAS PRIORIDADES
Você começa a semana com as melhores intenções e uma lista clara das coisas que precisa resolver no trabalho. Mas quando a sexta-feira se aproxima, você fica chocado ao perceber que mal conseguiu olhar para as tarefas, pois ficou preso a emergências que surgiram.
Mas é como diz Stephen R. Covey, autor e empresário de sucesso: “A maioria de nós gasta muito tempo com o que é urgente, ao invés de gastar tempo suficiente com o que é importante.”
Pessoas que conseguem terminar todo o trabalho antes da sexta-feira sabem o valor da priorização eficaz, e muitas delas usam a matriz de gerenciamento de tempo desenvolvida por Covey.
Muitas vezes há uma grande diferença entre como você está realmente gastando seu tempo e como você deve gastar seu tempo. E se você quiser reservar a sexta-feira como um dia livre, vai precisar avaliar constantemente suas prioridades e garantir que está canalizando sua energia para as coisas certas.
3. ACABE COM AS DISTRAÇÕES
Sim, você vai precisar maximizar cada minuto dos dias realmente disponíveis da semana. E isso significa minimizar distrações.
Além de eliminar ruídos do local de trabalho e tentar se concentrar em um lugar tranquilo (o que no home office costuma ser mais fácil), tente manter-se longe da caixa de e-mails (ou de qualquer outro site, como Youtube ou Facebook, que o distraia). Feche essa aba do navegador e resista aos sons de notificação de novas mensagens.
Você pode até adotar a sugestão de Tom Patterson, CEO da Tommy John, e configurar um aviso que permitam que todos saibam que você está lendo os seus e-mails apenas em determinado momento. Assim você não vai se sentir tentado a manter a sua caixa de entrada limpa.
4. ENCONTRE ATALHOS
Você pode ouvir a palavra “atalho” e associar a trabalho de má qualidade. Mas não é isso que essa estratégia significa.
As pessoas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em produzir resultados de alto nível – no entanto, elas também encontram maneiras de economizar tempo no processo. Então, olhe para a sua rotina: existem pontos onde você está gastando um tempo desnecessário?
Talvez seja um documento que tenha que ser redigido repetidamente. Crie um modelo para que você sempre tenha os pontos comuns prontos. É um e-mail que você sempre tem que enviar? Salve uma resposta padrão para que você não precise redigir a mesma mensagem repetidamente. Existe uma tarefa boba mas que você precisa fazer diariamente ou semanalmente? Veja se há uma maneira de automatizá-la.
BENEFÍCIOS DA SEMANA DE TRABALHO REDUZIDA
Essas mudanças parecem pequenas. Mas, se você conseguir economizar 15 minutos todos os dias entre segunda e quinta-feira, isso significa uma hora inteira até a sexta-feira.
Cortar fora um dia da sua semana pode parecer um jeito de fazer menos coisas. Mas não é bem isso. Estudos mostram que mais horas nem sempre são iguais a mais tarefas a serem cumpridas. Todos nós sabemos que após um certo período a nossa produtividade baixa e fica difícil manter-se focado.
De fato, as jornadas de trabalho de quatro dias comprovadamente oferecem muitos benefícios – incluindo aumento da produtividade, níveis mais altos de engajamento e funcionários mais felizes. <3
*Com informações de “Four Secrets of People Who Finish Their Workweeks On Thursday”, publicado pelo site Fast Company.
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