Enquanto algumas empresas adotaram o ambiente de trabalho remoto causado pela pandemia, outras estão pedindo que seus funcionários voltem aos seus escritórios novamente. Mas como isso afeta a felicidade dos funcionários? Muitos têm desfrutado das vantagens de poder trabalhar em casa, sem deslocamentos, intervalos para almoço com parceiros e companhia de seus animais de estimação.
Novo estudo sobre trabalho remoto e felicidade
Um novo estudo descobriu que a capacidade de trabalhar remotamente está fortemente ligada à felicidade no trabalho. Em um estudo da Tracking Happiness, 12.455 funcionários foram entrevistados sobre suas condições de trabalho. Um total de 65,1% dos entrevistados era do sexo masculino e 34,5% do sexo feminino. A localização dos entrevistados variou com 38,6% vindos da América do Norte, 36,1% vindos da Ásia, 19,5% vindos da América do Sul e 5,1% vindos da Europa.
Os entrevistados da pesquisa foram questionados: “Se você olhar para o seu trabalho, como você classificaria sua felicidade em uma escala de um a 10?” e “Quanto do seu trabalho é feito remotamente ou em casa?”
As principais conclusões do estudo são:
- A capacidade de trabalhar remotamente aumenta a felicidade dos funcionários em até 20%.
- Os “millennials” são mais felizes quando trabalham remotamente.
- Retornar ao trabalho em escritório após a pandemia reduz aumenta a tristeza dos funcionários.
- A felicidade dos funcionários diminui à medida que os tempos de deslocamento aumentam.
- A felicidade no trabalho está significativamente correlacionada com a felicidade geral da vida.
A capacidade de trabalhar em casa traz mais alegria
O estudo descobriu que os trabalhadores com a possibilidade de trabalhar em casa relatam serem mais felizes no trabalho. Essa descoberta foi significativa, pois os trabalhadores que trabalhavam em casa 100% do tempo eram 20% mais felizes, em média, do que aqueles que não tinham a possibilidade de trabalhar em casa.
Essa descoberta, com outras estatísticas sobre trabalhar em casa, traz mais incentivo para as empresas oferecerem a seus funcionários a capacidade de trabalhar remotamente. Por exemplo, estudos anteriores descobriram que oferecer a capacidade de trabalhar remotamente não resulta em queda na produtividade. De fato, descobriu-se que funcionários mais felizes são mais produtivos.
Felicidade no trabalho explica 27% da felicidade na vida
Os entrevistados foram questionados sobre sua felicidade na vida, além do trabalho. Os autores do estudo foram capazes de comparar os dados de todos os 12.455 entrevistados e encontraram uma forte correlação entre a felicidade no trabalho e a felicidade geral.
Com base nos dados, 27% da felicidade na vida de alguém pode ser explicada pela felicidade de alguém no trabalho. O valor dessa correlação não oscilou significativamente entre a idade e o sexo dos respondentes.
Tempos de deslocamento mais longos diminuem a felicidade dos funcionários
A pesquisa perguntou aos entrevistados sobre seus tempos de deslocamento, se eles tivessem algum. Os dados mostram que a pessoa média viaja menos de 40 minutos para o escritório (só ida). Ao comparar os tempos médios de deslocamento com sua felicidade no trabalho, os autores do estudo encontraram uma correlação negativa nos entrevistados.
Em outras palavras, a felicidade dos funcionários diminui à medida que os tempos de deslocamento aumentam. As pontuações médias de felicidade no trabalho são relativamente estáveis até um tempo de deslocamento de 60 minutos. A felicidade no trabalho diminui drasticamente à medida que os tempos de deslocamento aumentam além de uma hora.
O fundador da Tracking Happiness, Hugo Huijer, comentou sobre os resultados: “Nosso estudo mostra que os funcionários que têm a capacidade de trabalhar em casa são mais felizes do que aqueles que não têm. Além dessa descoberta, vimos uma forte correlação negativa entre os tempos de deslocamento e a felicidade dos funcionários.”
Huijer acrescentou: “Nesse sentido, as empresas podem melhorar a alegria dos funcionários simplesmente permitindo que eles trabalhem mais em casa. Isso não apenas beneficia a pegada ambiental de sua empresa, mas também ajuda a melhorar o astral dos funcionários.”
No final, ele argumenta que trabalhar em casa é melhor para a prosperidade, produtividade e sustentabilidade dos funcionários: “Ter seus funcionários trabalhando em um escritório pode fazer sentido no curto prazo. Mas se resultar em infelicidade dos funcionários, pode resultar em uma queda na sustentabilidade e no desempenho que pode ser muito mais grave do que um prédio de escritórios vazio.”
*Com informações de Forbes
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter