Sexta-feira a Internet parou com o vídeo do comentarista político que estava ao vivo no noticiário da rede britânica BBC quando o home office foi invadido pelas duas filhas pequenas dele. O professor Robert Kelly se esforçou para mantê-las afastadas enquanto tentava não perder a concentração. Já o jornalista que conduzia a entrevista encarou a situação com mais leveza e bom humor, e até encerrou dizendo “seus filhos precisam de você por aí”. A própria BBC compartilhou o vídeo no Twitter em tom de diversão e já teve mais de 15 mils retweets.
Se você ainda não viu, o vídeo é esse:
This guest managed to keep his composure when his children interrupted his live @BBCWorld TV interview pic.twitter.com/3x5tgsVR8R
— BBC News (World) (@BBCWorld) March 10, 2017
Não vou generalizar, mas vi muita gente compartilhando o vídeo e alertando para o “perigo” de fazer home office. De fato, na minha opinião, o comentarista acabou resolvendo a história da pior maneira possível, tentando ignorar as crianças, e a cena da mulher entrando no quarto é engraçadíssima. E por isso o vídeo se tornou um grande viral, é claro. Foi inusitado e engraçado.
Eu tenho certeza que algo parecido já aconteceu com muita gente que trabalha em casa. Aliás, várias pessoas escreveram para o Adoro dizendo que já passaram por situações desse tipo. E elas podem acontecer de várias formas. Não vamos pensar só nas crianças invadindo o quarto. É o cachorro que começa a latir na hora de uma call, é o vizinho que resolve fazer uma reforma justamente na semana que você tem um milhão de jobs importantes, é uma entrega que chega durante um Skype.
O ponto aqui é: acontece! Acontece mesmo, gente. Imprevistos acontecem. Mas não é só no home office, então nem adianta usar esse vídeo para manchar a reputação desse formato tão delicioso de trabalho. E veja bem, nem estou falando que é incrível e só tem coisas boas. Inclusive você até pode ler aqui sobre 22 coisas que ninguém fala sobre o home office. Mas não podemos deixar que esses momentos fortaleçam os mitos em torno de trabalhar em casa.
Ainda enquanto trabalhava no formato regular e ia para agência todos os dias, eu já passei por vários imprevistos que dificultaram meu trabalho e até causaram constrangimento. Quem aí nunca passou uma tarde inteira sem luz e teve que cancelar todas as reuniões? Quem aí nunca teve que lidar com uma equipe enlouquecida no telefone resolvendo um problema com o cliente, enquanto recebia um prospect na sala ao lado? Quem aí nunca teve que visitar um cliente importante bem no dia que tinha ido trabalhar com a camiseta mais velha do armário?
Acontece em todo lugar! Não é só no home office.
A gente já cansou de ver interações do público com repórteres durante entrevistas ao vivo, por exemplo. Viraliza? Na maioria das vezes, sim. É engraçado? Na maioria das vezes, sim. É um risco? É sim. E por isso as emissoras deixaram de fazer ao vivo? Não, né?
Aqui no blog tem uma série de posts falando justamente sobre como organizar seu espaço de home office, que ajuda a evitar esse tipo de situação. No caso do comentarista político, uma chave na porta já teria evitado o acontecido. Ele certamente já deu muitas entrevistas naquele mesmo ambiente, e as crianças não deviam ter invadido antes, por isso nunca tinha pensado que precisava trancar o espaço.
Se você mora sozinho, fica bem mais fácil, realmente. Mas se você mora com a família ou divide um apartamento com mais alguém, é preciso sempre deixar claro quais são seus momentos de trabalho e ir aos poucos educando o pessoal para que não entrem no seu espaço. Você pode até criar códigos e colocar na porta para alertar sobre qual a real situação do trabalho naquele dia.
O fato é que fazer home office tem uma série de benefícios e deixa a maioria das pessoas muito mais feliz. Imprevistos acontecem, mas não é só no home office. E quando acontecer, onde quer que seja, tente sempre resolver com leveza.
Qual é a sua opinião sobre o assunto? Escreve nos comentários!
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